O Festival Gastronômico & Cultural de Indaial chega a 4ª edição com uma proposta inédita no estado. Será o primeiro evento gastronômico de Santa Catarina a utilizar produtos com Indicação Geográfica (IG) como mote principal para a criação dos pratos. O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de maio, no Parque Municipal Jorge Hardt, com entrada gratuita.
Com o tema "Festim de Sabores Catarinenses", cada um dos 10 estabelecimentos participantes desenvolverá um prato exclusivo utilizando um dos nove produtos com Indicação Geográfica produzidos em Santa Catarina:
Queijo Diamante – Marmitaria Tempero Brasileiro
Banana da região de Corupá – Doce na Kombi
Queijo Artesanal Serrano – Hartesan Bakery
Banana de Luiz Alves - Moanê Alimentos
Melato da Bracatinga – Fermentando Pizza Delivery
Maçã Fuji de São Joaquim – Paraíso dos Pastéis
Linguiça Blumenau – Panificadora Mary Maria
Ostras de Floripa (em processo de registro) – Morro da Pedreira
Alho roxo do Planalto Norte (em processo de registro) – La Provença Padaria & Confeitaria
Queijos Catarinenses – Sincelo Queijos Artesanais Brasileiros
Além dos ingredientes presentes nas receitas criadas para o festival, os visitantes também poderão provar e adquirir outros produtos de Indicação Geográfica, como por exemplo a cachaça de Luiz Alves e os vinhos de altitude de Santa Catarina. Os itens estarão à disposição na Alameda com a Adega Vinorum e Alambique Rein. Os apreciadores de cerveja não ficarão de fora, pois o evento conta com o fornecimento da indaialense cervejaria artesanal Belgard.
"O Festival Gastronômico de Indaial sempre buscou inovar e valorizar a cultura alimentar catarinense. Neste ano, ao focarmos nos produtos com Indicação Geográfica, estamos não apenas promovendo a gastronomia local, mas também destacando a riqueza e a diversidade dos produtos que carregam a identidade e a tradição do nosso estado", afirma Ivandro Binsfeld, presidente da Associação de Turismo de Indaial (Turind). No sábado pela manhã será realizado ainda o Seminário de Indicação Geográfica, aberto ao público em geral.
A seleção dos estabelecimentos participantes foi realizada por meio de uma prova técnica realizada em 14 de abril, na cozinha do curso de Gastronomia da Uniasselvi. Durante a avaliação, os representantes dos restaurantes apresentaram seus pratos a um júri especializado, formado por quatro profissionais da área gastronômica e de eventos. Cada participante teve que contar a história da receita, demonstrar domínio técnico, destacar ingredientes e justificar o uso do produto com Indicação Geográfica sorteado previamente.
Preparação e capacitação
Os estabelecimentos participantes vêm sendo preparados por meio de oficinas desde o início do processo há algumas semanas. O festival é o ponto de chegada de uma intensa jornada de conhecimento que estimula o fortalecimento da gastronomia e do turismo da cidade. Entre as capacitações oferecidas, destacam-se a oficina de empratamento, ministrada pelo chef-consultor Willian Aimar, e a oficina de gastronomia sensorial, conduzida pela professora Dra. Leila A. Costa, da Univali, com mestrado e doutorado na área.
"O desafio é justamente extrair todo o potencial de cada insumo, valorizando sua origem e explorando formas, cores, aromas e texturas para encantar o público", afirma Tamara Lagarrea, consultora do Sebrae.
Patrimônio catarinense e gastronômico
A Indicação Geográfica (IG) é um selo que valoriza produtos agrícolas, indica a procedência e respeita os saberes e fazeres dos produtores locais. O selo atesta que um produto só tem determinadas características porque é produzido de uma forma específica ou porque tem notoriedade na produção. É um diferencial competitivo que confere ao produto o caráter de exclusividade.
"O turismo gastronômico é uma das principais forças do nosso município. Ao unirmos a tradição culinária com a inovação e a valorização dos produtos com Indicação Geográfica, estamos fortalecendo não apenas o setor gastronômico, mas também o turismo e a economia local como um todo, além de fortalecer a diversidade de sabores do estado", explica Tibério Malkowski, coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo de Indaial.
Concurso Melhor Prato
Entre as novidades deste ano está o 1° Concurso de Melhor Prato. Cada receita inédita e de autoria própria do estabelecimento que contenha um produto de Indicação Geográfica (IG), será avaliado em duas etapas.
A primeira etapa é online e com voto popular. O público que provar os pratos durante o festival poderá votar na criação favorita pela plataforma Cocriando Sabor e Saber. A segunda etapa é presencial, em que um time de jurados especialistas vai avaliar os pratos no último dia do festival e dar as notas. O resultado será divulgado no domingo (25/5).
Práticas sustentáveis
Durante o festival serão realizadas ações para minimizar os impactos ambientais do evento. O uso de copo reutilizável é uma delas. Cinquenta por cento do valor arrecadado com a venda desses utensílios será revertido para uma instituição de caridade. Outro exemplo é a coleta seletiva de resíduos e uma das grandes novidades é o uso de pratos de louça fornecidos pela Germer Porcelanas, do Paraná. A mudança traz mais requinte para a apresentação culinária e atende o eixo da sustentabilidade, em que o objetivo é a redução da produção de lixo.
Sobre o Festival
O Festival Gastronômico & Cultural de Indaial conta ainda com aulas-show, apresentações musicais e artísticas, uma Feira de Negócios e Artesanato, lounge com produtos de origem catarinense e espaço infantil gratuita. O festival é uma realização da Prefeitura de Indaial, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Associação de Turismo de Indaial (Turind) e Sebrae Santa Catarina; tem apoio da Fundação Indaialense de Cultura, Fundação Municipal de Esportes, Sesc, CDL Indaial, Uniasselvi e Campestrini; patrocínio da Mueller, Segallas, Benke, Sicoob, Colisor e Germer Porcelanas. Desde a primeira edição, o evento é implementado por meio da Metodologia Cocriando Sabor & Saber, da Cocriando Soluções.
Serviço
O quê: Festival Gastronômico & Cultural de Indaial 2025 - Festim de Sabores Catarinenses
Quando: 23 a 25 de maio de 2025 (sexta a domingo)
Onde: Parque Municipal Jorge Hardt, Indaial/SC
Entrada: Gratuita
Informações: www.instagram.com/gastronomiadeindaial
Informações para a imprensa
Liliane Machado – liliane@grupoodp.com.br – (+351) 934 324 752 (WhatsApp)
Ricardo Ruas – ricardo@grupoodp.com.br - +55 (47) 9 9995-1846



ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE